Pular para o conteúdo principal

Foco nos direitos humanos marca Dia Internacional do Idoso - 2023

 Secretário-geral destaca valor do grupo como fonte ​​de conhecimento e experiência; estimativas das Nações Unidas apontam que população com idade acima dos 65 anos possa superar o dobro da  atual até 2050.

As Nações Unidas marcam neste 1º de outubro o Dia Internacional do Idoso. O tema de 2023 é Cumprindo as Promessas da Declaração Universal dos Direitos Humanos dos Idosos: Ao longo de Gerações.

A mensagem do secretário-geral, António Guterres, lembra que as pessoas do grupo são “fontes inestimáveis ​​de conhecimento e experiência que têm muito a contribuir para a paz, o desenvolvimento sustentável e a proteção do planeta”.

Necessidades 

Antes da data, a ONU News conversou com a assessora da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, sobre o Envelhecimento Saudável. Falando de Washington, Patrícia Morsch disse que é preciso que o mundo esteja mais bem preparado para responder as necessidades das pessoas idosas, um conceito ressaltado na Década do Envelhecimento até 2030.

“O envelhecimento saudável é alcançado quando as pessoas podem desenvolver suas capacidades es individuais e podem continuar fazendo aquilo que elas gostam, aquilo que elas querem nas idades mais avançadas. Está muito relacionado às possibilidades que as pessoas têm de manter as suas relações, de  participar nas suas comunidades, ter uma aprendizagem contínua e de se manter uma locomoção saudável, e claro, ter as suas necessidades básicas. Dessa forma, para alcançar um envelhecimento saudável, a gente precisa de ações multissetoriais, que vão favorecer  a saúde física, a saúde mental das pessoas e comunidades que favoreçam essa participação das pessoas e o desenvolvimento dessas suas habilidades.”

Antes da proclamação da data a ONU endossou iniciativas globais como o Plano Internacional de Ação de Viena sobre o Envelhecimento. A Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento adotou o documento oito anos antes.

Já em 1991, a Assembleia Geral adotou os Princípios das Nações Unidas para os Idosos. A 2ª Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento gerou o Plano de Ação Internacional de Madrid sobre o tema, relatando oportunidades e desafios do envelhecimento da população no Século 21 e promovendo sociedades que acomodem necessidades para todas as idades.

 Faixa etária acima dos 80 anos

As Nações Unidas preveem que o número de pessoas com idade acima dos 65 anos aumente mais do que o dobro até 2050. O total deve subir de 761 milhões de 2021 para 1,6 bilhões. O maior crescimento é observado na faixa etária acima dos 80 anos.

A organização calcula que, em nível global, os bebês nascidos em 2022 estejam vivendo em média 71,7 anos, 25 anos a mais do que aqueles nascidos em1950. 

Já os indivíduos de idade entre 55 e 64 anos, classificados como estando em fase ativa mais avançada, devem aumentar dos 723 milhões de 2021 para 1,075 bilhão em 2050. No fim deste século, o número poderá alcançar 1,2 bilhão. Fonte:https://news.un.org/pt/story/2023/10/1821122


O artigo: "O que são os direitos dos idosos" está neste link: 

https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/o-que-sao-direitos-dos-idosos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à bei...

Os dentes e o contato social

Antônio Salazar Fonseca é membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética Crédito: Juliana Causin/CBN. sábado, 19/09/2015, 09:30  'Ausência dos dentes leva à ruptura do contato social', afirma dentista. Antônio Salazar Fonseca explica que a prevenção é fundamental para manter a saúde da boca. Segundo ele, as próteses têm tempo de vida útil, portanto os usuários devem renová-las. http://cbn.globoradio.globo.com/programas/50-mais-cbn/2015/09/19/AUSENCIA-DOS-DENTES-LEVA-A-RUPTURA-DO-CONTATO-SOCIAL-AFIRMA-DENTISTA.htm "É importante que qualquer pessoa visite o dentista de seis em seis meses. Em caso de próteses, elas devem ser reavaliadas a cada dois anos, o que, geralmente, não acontece. Maioria da população não tem dentes naturais Com as próteses, o problema cresce ainda mais. A maioria das pessoas não tem o hábito de fazer a manutenção constante regularmente e, com o passar dos anos, elas vão ficando desadaptadas. "Muitos deixam até de usá-las e acabam ingerindo...

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer...

Chapéu Violeta - Mário Quintana

Aos 3 anos: Ela olha pra si mesma e vê uma rainha. Aos 8 anos: Ela olha para si e vê Cinderela. Aos 15 anos: Ela olha e vê uma freira horrorosa. Aos 20 anos: Ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, decide sair mas, vai sofrendo. Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e vê muito gorda, muito magra, muito alta, muitobaixa, muito liso muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo. Aos 40 anos: Ela se olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa e sai mesmo assim. Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender. Aos 60 anos: Ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo. Aos 70 anos: Ela olha para si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida. Aos 80 an...

Se puder envelheça

Os poetas tem o dom de saber colocar em palavras coisas que sentimos e não sabemos explicar, quando se trata de velhice as opiniões divergem muito, e como poeta, talvez Oswaldo Montenegro te convença a olhar para o envelhecimento com outro olhar, mais gentil com sua história, mais feliz com seu presente. Leia: “A pergunta é, que dia a gente fica velho? Não vem dizer que ‘aos poucos’, colega, faz 5 minutos que eu tinha 17 anos e fui-me embora de Brasília, pra mim meu primeiro show foi ontem, e hoje eu tô na fila preferencial pra embarcar no avião. Tem um garoto dentro de mim que não foi avisado de que o tempo passou e tá louco pra ter um filho, e eu já tenho netos. Aconteceu de repente, o personagem do Kafka acordou incerto, eu acordei idoso, e olha que eu ando, corro, subo escadas e sonho como antes. Então o quê que mudou? Minha saúde e minha energia são as mesmas, então o quê que mudou? Bom, a unica coisa que eu sei que mudou mesmo foi o tal do ego, a gente vai descobrindo que não...