O mês de agosto ficou conhecido por abrigar diversas campanhas de conscientização, nas mais diversas esferas. Identificadas por cores, essas campanhas chamam a atenção da população não só a respeito de doenças, mas também comportamentos e direitos. Em Aracaju, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), promove e apoia uma gama dessas campanhas. No calendário de lutas e conscientização, a SMS elegeu seis cores: dourado, branco, verde claro, laranja, azul-vermelho e lilás.
Conhecer quais são as cores e o que elas representam ajuda a população a identificar as causas e efeitos, os sintomas, onde procurar ajuda, sobretudo no acesso a informações confiáveis e na conscientização dos cuidados com a saúde.
“Agosto é um mês em que a saúde está bastante engajada em várias frentes na direção de orientar, conscientizar, tratar em tempo hábil nossos pacientes, e principalmente orientar nossos trabalhadores para diagnosticarem e encaminharem para tratamento. Com isso, o nosso foco é efetivamente melhorar a prestação de serviço para a população, sobretudo conscientizar também sobre os direitos que ela tem sobre os serviços de saúde ofertados“, destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Dourado
Este ano, o Ministério da Saúde lançou a Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2023), a partir do tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. O foco é que empregadores apóiem as mães trabalhadoras de modo que possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo MS.
Por ser considerado o ouro da alimentação, durante a campanha, empresas e órgãos públicos divulgam e incentivam o aleitamento materno em função dos inúmeros benefícios, a exemplo da redução da mortalidade infantil, fácil digestão, melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, forma mais econômica de alimentar a criança, além de contribuir para o desenvolvimento do sistema imunológico e na proteção contra várias doenças.
Verde claro
A cor direciona o mês de conscientização e combate ao Linfoma, nome dado a um conjunto de cânceres que atacam o sistema responsável por ajudar a combater infecções, o sistema linfático, composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas do corpo para ajudar na defesa contra infecções. Esse sistema produz e transporta os glóbulos brancos, células que combatem as infecções e participam do sistema imunológico.
Os principais sintomas são suor noturno; esplenomegalia (aumento do baço); perda de peso sem motivo aparente; febre; coceira na pele; fadiga; aumento de linfonodos (gânglios), em especial na região do pescoço, virilha e axila. Alguns dos tipos desse câncer são definidos por Linfoma de Hodgkin e o Linfoma não-Hodgkin. Ainda não se sabe o motivo para o surgimento do linfoma de Hodgkin, mas se sabe que é uma doença adquirida, e não hereditária. Compreende cerca de 20% dos casos da doença e pode ocorrer em qualquer idade, porém, os jovens de 25 a 30 anos são os que mais recebem esse diagnóstico.
O Linfoma não-Hodgkin (LNH) é, na verdade, um grupo complexo de mais de 80 tipos distintos da doença. Após o diagnóstico, é classificado de acordo com o tipo de linfoma e o estágio em que se encontra (extensão). São agrupados de acordo com o tipo de célula linfoide afetada e, para sua classificação, também são considerados o tamanho, a forma e o padrão de apresentação ao microscópio.
Azul-vermelho
As cores azul e vermelho geralmente representam as veias (azul) e as artérias (vermelho). A SMS apoia a iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) que tem como foco informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular, incentivando a prevenção e o tratamento. A saúde vascular, ou seja, o cuidado com as veias e artérias, depende de hábitos saudáveis, já que quanto mais são desobstruídas e lisas elas são, mais sangue, oxigênio, nutrientes e vida levam para tecidos e órgãos.
Alguns dos principais hábitos recomendados pelos médicos para a saúde vascular são sair do sedentarismo, parar de fumar, manter um sono reparador, ter uma alimentação equilibrada a partir do consumo diário de frutas, verduras, legumes e carnes magras. Essas são formas de manter as artérias jovens e livres de doenças como o colesterol, trombose, aneurisma, pé diabético, etc.
Laranja
Em agosto, a Esclerose Múltipla (EM) é representada pela cor laranja em busca da conscientização da população sobre a doença que mais acomete jovens adultos em todo o mundo. A EM é a doença autoimune do sistema nervoso central. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.
Lilás
Este ano, a Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) completa 17 anos e é celebrada como um marco pelo fim e combate da violência de gênero. As ações do Agosto Lilás acontecem com a finalidade de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violências contra as mulheres.
Os encontros realizados neste período têm como foco orientar as mulheres e todas a pessoas que se unem nessa luta, a respeito da efetividade da Lei Maria da Penha, dos equipamentos públicos de combate à violência contra a mulher; combate ao feminicídio; regulamentação da licença paternidade no Brasil.
Comentários
Postar um comentário