A editora chefe da revista Ciência e Saúde Coletiva, Cecília Minayo, recebeu o prêmio internacional da Academia Mundial de Ciências (TWAS Awards 2024). A premiação em Ciências Sociais é fruto da contribuição aos estudos sobre a violência e os seus impactos na saúde, além da aplicação de abordagens qualitativas em saúde pública.
Os prêmios TWAS são concedidos em nove áreas: Ciências Agrícolas, Biologia, Química, Terra, Astronomia e Ciências Espaciais, Ciências da Engenharia, Matemática, Ciências Médicas, Física e Ciências Sociais. Dentre os treze vencedores, Cecília é a única brasileira.
Para ela, essa vitória não é apenas pessoal, refletindo um esforço coletivo e árduo. “Nossas conquistas mostram o trabalho conjunto dos envolvidos. Esta premiação só é possível porque estão comigo todos os pesquisadores do CLAVES, colaboradores técnicos e editores da revista Ciência & Saúde Coletiva. Atuamos em conjunto para que tenhamos uma saúde coletiva com mais significados, aspirações, valores e atitudes”, afirma a editora chefe.
Os vencedores farão uma palestra sobre suas pesquisas na próxima Conferência Geral da Academia, a ser realizada provisoriamente no próximo ano. “A pesquisa qualitativa responde a questões particulares e enfoca um nível de realidade que não pode ser quantificado. Nossa meta é continuar mostrando o potencial brasileiro e ampliar o cenário de boas práticas na saúde coletiva”, conclui Cecilia.
Obras da Minayo, como estão em; https://portal.fiocruz.br/autores-e-organizadores-de-livros/maria-cec%C3%ADlia-de-souza-minayo
Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da
literatura brasileira do campo da saúde
"Neste livro o leitor
encontrará uma extensa revisão bibliográfica de 2.477 textos publicados entre
2001 e 2013 (artigos, dissertações e teses) sobre violência e saúde.
[...] O trabalho acompanha a construção intelectual do tema no Brasil e no
mundo e realça pontos convergentes, divergentes, continuidades, rupturas e
lacunas. Nele o leitor encontrará uma leitura crítica sobre um objeto
construído progressivamente dentro do campo da saúde. A obra dá continuidade a
duas revisões anteriores realizadas pelo mesmo grupo. A primeira ocorreu em
1990; a segunda, em 2003.
Comentários
Postar um comentário