Comentário do Blog: Acreditando no poder do conteúdo da escrita, sugiro algumas leituras que tratam da velhice e da cidadania. Tomei emprestado, sem pedir permissão o título de um livro publicado no ano 2000 por ter absoluta certeza que esse dia ainda não chegou.O livro (título) o encontrei na Estante Virtual e aqui o apresento:
Envelhecer e ser cidadão parecem ser incompatíveis em sociedades desiguais. A possibilidade de sua concretização, no entanto, é mais do que um desejo individual: é a busca que o ultrapassa para uma perspectiva de coletividade... Trata-se de redesenhar a história na construção de uma nova imagem/realidade de sujeitos e relações, numa permanente aliança dos diferentes segmentos, gerações, classes sociais e saberes.
Nesse sentido, esse coletivo pode redescoobrir novas estratégias e redefinir ferramentas capazes de municiar a luta contra a exclusão, a quebra de direitos e, assim, garantir maior e com mais qualidade a participação social, rumo a uma sociedade justa, solidária e democrática. É com esse propósito que esta obra se apresenta. Reúne diversos profissionais e estudiosos, de diferentes áreas que se debruçam na reflexão e socialização de temas que abordam o envelhecimento em sua estreita relação com os direitos, políticas sociais, imagens, imaginários, qualidade de vida, aspectos físicos, intergeracionalidade.
Temas aparentemente pulverizados mas que aqui convergem numa mesma direção: é possível realizar a utopia, realidade e não fantasia, de se tornar um verdadeiro cidadão, quem sabe um dia! Fonte: http://www.portaldoenvelhecimento.com/acervo/
Na sequência a sugestão de leitura é o atigo que nos fala nesta linha "
Comentários
Postar um comentário