Neste momento, as Universidades Espanholas com Programas Sénior iniciaram o processo de inscrição para o próximo ano letivo 2021/2022. Eles estão usando o conceito de idoso em sua abordagem da Universidade definida pela idade, pela aposentadoria precoce ou aposentadoria e por estudos anteriores, geralmente não estudos universitários.
População que definimos como não ativa, consequência direta do elevado envelhecimento da população em Espanha, que inclui um grupo tão importante como os idosos, pela sua magnitude e possibilidades de desenvolvimento económico, cultural e social.
Na Conferência Internacional sobre Educação realizada em Hamburgo em julho de 1997, foi proclamado abertamente que a formação e o desenvolvimento intelectual dos idosos é uma das chaves para a solução positiva dos problemas que a sociedade do século XXI terá que enfrentar.
Na Declaração Mundial da UNESCO sobre Educação Superior no século XXI, é estabelecido como uma ação prioritária: "Que os Centros Universitários se abram para os idosos, criando oportunidades de aprendizagem flexíveis, abertas e criativas . "
Nossa Constituição estabelece o direito universal à educação , sem ser restringido por qualquer motivo ou razão, ou por motivo de idade. Assistência universitária não regulamentada ou informal promovida e promovida pelo IMSERSO e Serviços Sociais das Comunidades Autónomas, correspondendo à Universidade a organização e desenvolvimento dos programas através de uma formação próxima do conceito de serviço social ministrado por professores universitários, tendo a ocupação como objetivos dos tempos livres no contexto do envelhecimento ativo .
Aprendizagem permanente
Esta nova geração de pessoas, oriundas de contextos muito diversos, procura fórmulas mais atrativas que promovam a participação ativa e a coesão social ; É a geração mais educada da história de Espanha e a ideia de Universidades ligadas à "aprendizagem permanente" é a preparação de programas para esta nova geração de "pessoas", que consideramos não ser mais velhas, visa a formação que pedimos para continuar participando na sociedade do século XXI .
A Escola Aberta de Formação Permanente da Universidade de Vigo , prepara-se nesta linha de orientação à especialização profissional numa área específica que facilite a aquisição de conhecimentos em ambientes em constante evolução , centro que gere toda a formação permanente da Universidade, através títulos próprios, nos quais o Programa Sênior está integrado.
Este novo plano será implementado no próximo ano letivo 2021-2022 de acordo com o plano estabelecido, com licenciatura própria em cultura e sociedade, no âmbito do plano de Bolonha e disciplinas valorizadas por créditos, com um mínimo a realizar em cada ciclo e uma duração de 4 anos .
Uma vez aprovado este Ciclo, podem agora inscrever-se no Ciclo Integrado , no qual participam nas disciplinas que os professores colocam à disposição dos alunos dos Programas de Sénior, participando e partilhando numa relação intergeracional , de duas gerações a cursarem o mesmo. agenda.
A universidade como uma instituição a frequentar ao longo da vida
Sem perder o caráter de serviço social, esses programas, na atual programação, metodologia e abordagens de ensino, devem avançar com novas propostas, pois a Universidade deixará de ser monopolizada pelos jovens e se tornará uma instituição de ensino à qual eles poderão ingressar. Para a vida.
Consequentemente, não se deve utilizar o termo "pessoa idosa", mas simplesmente a palavra "Estudante" quando se referir à disciplina de educação "sem idade" e para todas as "idades", para que a Universidade disponibilize toda a sua estrutura formal, regulamentada e não apenas os programas universitários para a terceira idade, como estão sendo oferecidos atualmente.
A FEGAUS (Federação Galega de Associações Universitárias Seniores ), trabalha para atingir este objetivo e valorizar a Formação, Experiência Profissional e Talento de novas pessoas, que se juntam depois da vida profissional, para continuar a formação para continuar a participar na sociedade e a contribuir com todos os seus conhecimentos .
“A coisa maravilhosa sobre aprender algo é que ninguém pode tirar isso de nós,” (BB King), um dos músicos de blues mais influentes.
Em: agosto/2021 Por: Alejandro Otero Davila - Alejandro Otero Davila é presidente da FEGAUS
Tradução Livre Fonte: https://www.65ymas.com/opinion/
Destaque do Blog: Sem perder o caráter de serviço social, esses programas, na atual programação, metodologia e abordagens de ensino, devem avançar com novas propostas, pois a Universidade deixará de ser monopolizada pelos jovens e se tornará uma instituição de ensino à qual eles poderão ingressar: Para a vida
Comentários
Postar um comentário