Muitas vezes lamentamos que nosso tempo é escasso ou que não conseguimos fazer tudo aquilo que gostaríamos. Parece que temos pouco tempo para muitos desejos, planos e sonhos. Já se fala até em aumentar a duração do dia de 24 para 28 horas. Nosso dia parece mesmo curto! Não é verdade! Alguém já dizia que o tempo quem faz é a gente! E, certamente, é uma grande realidade!
O tempo de cada um vai depender da maneira como dele fazemos uso. Certa vez, o grande Leonardo da Vinci deixou-nos uma importante máxima:
O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo.
Outro europeu que também fez alusão sobre a importância de utilizarmos bem o nosso tempo foi Goethe, quando escreveu: sempre temos tempo suficiente se dele fazemos bom uso.
A nossa responsabilidade para com o tempo é bastante grande. Ou seja, o tempo será suficiente ou não, de acordo com a maneira pela qual o administramos. Só depende de cada um de nós. O brasileiro Millôr Fernandes fez uma grande observação acerca da responsabilidade dos que desperdiçam o tempo que possuem:
Quem mata o tempo não é assassino; é suicida.
Quando somos selectivos e priorizamos aquilo que realmente mais importa que façamos numa determinada ocasião, estamos racionalizando o nosso tempo. Se utilizarmos sabiamente cada oportunidade, haverá tempo para fazermos tudo que precisamos. Ou seja, saber escolher o tempo é saber economizar tempo (Francis Bacon).
Como temos utilizado o nosso tempo? Será que temos aproveitado bem o nosso quotidiano? Temos realizado tudo aquilo que pretendemos? Temos conseguido fazer aquilo que planeámos? Ou temos deixado o tempo escapulir?
Oxalá que sejamos sábios e sábias, de tal maneira que consigamos aproveitar ao máximo o tempo nosso de cada dia!
Por: Arthur Moreira da Silva Neto - Pedagogo pela UERJ; pós-graduado em Socioterapia (IPSP, Brasil). Formação Especializada em Geriatria e Gerontologia (Universidade de Aveiro, Portugal)
Fonte:https://www.webartigos.com/artigos/utilizacsabia-do-tempo/1010
Comentário do Blog: É interessante destacar inúmeras atividades possiveis de ser realizada com pessoas de todas as idades, principalmente, neste momento crítico de convivência com a pandemia. Linkamos uma recente conversa no Portal do Envelhecimento de 19 de julho de 2021.
e, também, uma apresentação do Momento Gerontológico de março de 2020
Comentários
Postar um comentário