A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em junho a nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) após 10 anos de preparação. Pela primeira vez, a nova CID é totalmente eletrônica, tornando-a mais fácil de usar e menos propensa a erros, afirmou a OMS em seu site oficial.
A CID é uma das principais ferramentas epidemiológicas do cotidiano médico e a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo. O novo documento contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte – a CID-10 continha 14.400. Entre as novidades da publicação, estão a inclusão do transtorno dos jogos eletrônicos como um dos problemas de saúde mental, além de capítulos inéditos sobre medicina tradicional e saúde sexual.
Sua principal função é monitorar a incidência e prevalência de doenças, por meio de uma padronização universal das mesmas, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais, apresentando um panorama amplo da situação em saúde dos países e suas populações.
De acordo com Dr. Robert Jakob, coordenador da equipe de classificação de terminologias e padrões da OMS, essa décima primeira edição também reflete o progresso da medicina e os avanços na compreensão científica. O Dr. Jakob disse também que outras seções que foram atualizadas de acordo com o conhecimento atual incluem cardiologia, alergias e doenças do sistema imune, doenças infecciosas, câncer, demência e diabetes.
O documento será apresentado oficialmente durante a Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2019, e entrará em vigor em 1º de janeiro de 2022. A versão já divulgada (clique para ler) permitirá aos países planejar seu uso, preparar traduções e treinar profissionais de saúde.
* Com informações da OPAS
Fonte:www.sbd.org.br/noticias/oms-divulga-nova-classificacao-internacional-de-doencas-cid-11/
Comentários
Postar um comentário