Comentário do Blog: Este Seminário está sendo um acontecimento, dinâmico, via Youtube que registramos aqui no Blog, atualizado em acordo com a programação
FN-ILPI & ILC BRAZIL - Um encontro revolucionário.
Após a palestra Magna links para as salas, atenção na sua inscrição:
Nesta quinta-feira (29), às 14h, a Câmara dos Deputados realizará uma reunião deliberativa para instalação da Comissão Externa do Envelhecimento Saudável. Proposta pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), a comissão é destinada a acompanhar e debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável, alinhadas às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A cerimônia de instalação terá a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, da ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Dr. Frederico, do presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Luiz Antônio Teixeira Jr, do chefe da Unidade do Curso da Vida Saudável da Organização Pan-Americana da Saúde, Dr. Enrique Vega, e do especialista no estudo do envelhecimento, Dr. Alexandre Kalache. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também foi convidado.
Ao menos, 14 deputados já fazem parte da nova comissão, que será presidida pela deputada Leandre. A criação da comissão foi garantida em um ato do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no dia 27 de novembro de 2020. O ato da presidência enfatiza que a comissão externa não terá nenhum ônus para a Casa.
Na primeira reunião, nesta quinta-feira (29), será apresentado o Plano de Trabalho da Comissão. E as autoridades presentes poderão discorrer sobre políticas públicas para um envelhecimento saudável.
“Será um espaço para novos debates e acompanhar, aqui no Brasil, as ações das Nações Unidas em prol de um envelhecimento ativo e saudável. Pelo que nós sabemos, o Brasil é o primeiro País do Globo a criar uma comissão específica para este fim”, comentou Leandre.
Diretrizes da OMS: A comissão vai
acompanhar as ações da década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, que é a
principal estratégia global da OMS sobre envelhecimento e saúde, e consta no
Plano de Ação Internacional das Nações Unidas para o Envelhecimento.
Comentários
Postar um comentário