O Editorial da The Lancet, Saúde e Longevidade de janeiro de 2021 tem como tema e chamada, (original à esquerda, a seguir em tradução livre) Sem longevidade saudável sem um planeta saudável. (Clic no azul, é o link)
Comentário do Blog: Quando vejo na minha caixa de entrada de e-mail, as mensagens da The Lancet, fico pensando na minha audaciosa decisão de inscrever-me para receber as informações da "The Lancet é uma revista científica sobre medicina e com revisão por pares que é publicada semanalmente. É uma das mais antigas e conhecidas revistas médicas do mundo e descrita como uma das mais prestigiadas. É publicada pela Elsevier no Reino Unido pelo Lancet Publishing Group" (wikipedia). Mas, é com alegre emoção, que recebo, vejo e leio uma revista com visão sistêmica. Os artigos que destaquei, hoje, são um exemplo dessa visão. Enquanto o artigo Our unhealthy nation nos mostra um governo britânico que esqueceu da prevenção e todo o contexto que analisa, me leva a concluir que, o Brasil é uma nação agonizante. Entretanto, a Revista é para mim, uma fonte que vem confirmando meu discurso de que precisamos aprender a envelhecer; que independente da idade somos cidadãos de direitos e deveres e que a participação em organizações para dizer quem somos e o que queremos é necessário e fundamental a fim de que os outros deixem de decidir por nós. Copio e colo, um dos parágrafos do artigo: "As localidades, o governo local e as comunidades são parceiros essenciais para melhorar nossa saúde e desenvolver um compromisso comunitário para melhorar a saúde local. Eles precisarão de recursos para fazê-lo e estarão envolvidos na formulação do plano nacional com o governo central." É responsabilidade nossa participar das organizações nas comunidades. Lembro que a desigualdade social é a mais grave doença da humanidade. Continuando, registro o e-mail (com tradução livre) anunciando a Revista em 21 de out. de 2020.
Anunciando a primeira edição |
|
|
Caro JURACI, Para coincidir com a Semana de Acesso Aberto 2020, temos o grande prazer de apresentar nossa primeira edição da The Lancet Healthy Longevity , uma revista multidisciplinar de acesso aberto de ouro que publica pesquisas e análises sobre longevidade e envelhecimento saudável com enfoque clínico.
A pandemia da doença coronavírus 2019 (COVID-19) não afeta a todos igualmente. Embora qualquer pessoa possa contratar COVID-19, o acúmulo de dados sugere que pessoas mais velhas ou com comorbidades pré-existentes têm muito mais probabilidade de ter complicações graves ou morrer da doença. E a proporção da população em risco está aumentando. A OMS estima que, entre 2015 e 2050, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais na população mundial quase dobrará de cerca de 12% para 22%. Em breve teremos um mundo em que haverá mais pessoas mais velhas do que crianças. Esta é uma encruzilhada sem precedentes na sociedade global, levantando questões fundamentais sobre como vivemos como indivíduos e coletivamente. O envelhecimento da população significará que as pessoas experimentarão períodos mais longos de boa saúde, uma sensação sustentada de bem-estar e longos períodos de engajamento social e produtividade - ou isso estará associado a um maior fardo de doenças, deficiências e dependência de outras pessoas? A ciência sugere que temos uma escolha.
É neste cenário complexo que The Lancet Healthy Longevity é lançado. Este novo periódico de acesso aberto abordará essas questões de frente, publicando as melhores pesquisas clínicas sobre envelhecimento e doenças relacionadas com a idade (sua etiologia, epidemiologia e tratamento). Também publicaremos pesquisas relacionadas diretamente à medicina preventiva, examinando fatores de estilo de vida que melhoram o envelhecimento e doenças relacionadas à idade, e estaremos mantendo um olhar atento - e crítico - sobre os primeiros desenvolvimentos clínicos provenientes dos laboratórios de pesquisa biogerontológica básica. A revista também publicará análises clínicas e políticas que visam moldar e contextualizar o debate sobre essa disciplina em rápido crescimento. Convidamos você a explorar o primeiro número , ler o Editorial e assistir às entrevistas que exploram ainda mais o objetivo e o alcance da revista. Esperamos que você considere nosso conteúdo interessante e útil para o seu trabalho. Descubra mais sobre nós com nossos recursos adicionais incluídos abaixo. Com os melhores cumprimentos, Cassandra Coburn Editor chefe, The Lancet Healthy Longevity
|
|
|
|
|
Comentários
Postar um comentário