Ambiente físico vs. ambiente social: quais fatores favoráveis à idade predizem o bem-estar subjetivo em homens e mulheres?
O desenvolvimento de cidades e comunidades amigáveis adaptadas às necessidades dos idosos tornou-se uma importante área de trabalho no campo da saúde, envelhecimento e políticas públicas. A iniciativa “Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos” lançada pela OMS em 2007 se espalhou por mais de mil cidades e comunidades em todo o mundo. A iniciativa tem como base a promoção de um ambiente físico e social inclusivo para os idosos a partir de um modelo de governança participativa.
O objetivo deste estudo é analisar a interação entre a simpatia, o ambiente (físico e social) e o bem-estar subjetivo em mulheres e homens com 55 anos ou mais no País Basco. Ou seja, analisar sob a perspectiva de gênero quais variáveis do meio físico e social afetam o bem-estar subjetivo desse grupo populacional.
A metodologia utilizada baseia-se na utilização de inquérito com amostra representativa (n = 2469 indivíduos). Para conhecer o caráter preditivo da amizade sobre o bem-estar subjetivo, foram construídos modelos de regressão linear separados por gênero.
Nos resultados destaca-se que as variáveis de simpatia que predizem o bem-estar em homens e mulheres são diferentes. Embora em ambos os casos, as variáveis do ambiente físico não permaneceram no modelo final. Entre as diferenças de gênero mais proeminentes, verificou-se que para os homens a coexistência e a segurança e rede de apoio foram fatores que prediziam seu bem-estar subjetivo, enquanto para as mulheres a vizinhança parecia ser uma das chaves.
Autor: Del Barrio, E., Pinzón, S., Marsillas, S. e Garrido, F.
https://www.mdpi.com/1660-4601/18/2/798/htm
Fonte para o Blog: www.matiainstituto.net/es/
Comentário do Blog: Aqui no Viva a Velhice o tema "Cidades amigas dos idosos" tem sido, anualmente, abordado. Link para Guia Global Cidade Amiga do Idoso que repito aqui:https://www.who.int/ageing/GuiaAFCPortuguese.pdf.
Comentários
Postar um comentário