Um engenheiro reúne 30 anos de observações sobre o fluxo ideal dos rios para produzir energia
No mundo já existem cerca de meio milhão de centenários mas, neste momento, só há um que apresentou a sua tese de doutoramento há mais de um século . Trata-se do engenheiro colombiano Lucio Chiquito Caicedo ( @ChiquitoLucio ) que nasceu em 22 de maio de 1916 , em plena Primeira Guerra Mundial, e só o fez aos 104 anos .
Aproveitando a pandemia e o conseqüente confinamento obrigatório em sua casa em Medellín, Lucio aproveitou seus 30 anos de observações e do caudal ótimo dos rios para produzir o máximo de energia elétrica e conseguiu encontrar uma fórmula matemática que resolve um enigma de outrora dois séculos e em novembro apresentou sua tese sobre este fato que defenderá em breve na Universidade Inglesa de Manchester
Questionado sobre o segredo de sua clareza ao homem de 104 anos, Chiquito respondeu sem pestanejar: " Eu tomo banho com água fria . Toda a minha vida tenho tomado banho com água fria".
No entanto, outros fatores como comer muita fruta, caminhar diariamente e não parar de ler e estudar também influenciam, em sua opinião . “Estudei toda a minha vida. Sempre tive algo para estudar. Nunca estive desempregado. Sempre tive trabalho para fazer”, explica o centenário colombiano.
“Tempo perdido é tempo que não volta”
Coerente com o que vem pensando e fazendo há mais de um século, após apresentar sua tese, aproveita para fazer uma revisão da gramática alemã que aprendeu quando jovem ... há cerca de 90 anos. “O tempo passa, vai e vem, o tempo perdido é o tempo que não volta ”, explica.
O admirável Lucio Chiquito Caicedo nasceu em Cali, pois já havia tomado banho em 1916, e depois de se formar na Escola de Engenharia de Minas em 1941. Dois anos depois, aos 27 anos, conseguiu, graças a um anúncio na imprensa , uma bolsa de estudos na Universidade de Manchester em que ingressou em 1943, justamente quando durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas estavam no meio da Batalha da Grã - Bretanha e bombardeavam incessantemente a ilha onde, naquela época, o primeiro-ministro mal resistia Grã-Bretanha 's Winston Churchill .
Na universidade inglesa dedicou-se à pesquisa em hidráulica até que, após a guerra, em 1947, se formou no Instituto de Ciência e Tecnologia da Victoria University em Manchester .
Promotor da igualdade de gênero
Já aos 73 anos, candidatou-se à Universidade para apresentar a tese, 30 anos após a formatura . A resposta foi sim e desde então Lúcio passou os últimos 30 anos trabalhando nisso antes de poder apresentá-lo.
Mas este centenário não dedicou toda a sua vida à engenharia, ele também é um empresário de renome, muito popular em toda a Colômbia por promover a igualdade de gênero .
Não surpreendentemente, para muitos colombianos, incluindo seus netos incondicionais, ele é uma das pessoas mais populares do país. “ Ele sempre nos disse que estudamos muito . Se ele, aos 104 anos, faz, não há impedimento para fazê-lo e saber que a preparação é importante”, afirmam os descendentes.
E é que agora, aos 104 anos e antes de defender sua tese de doutorado em Manchester, Lucio, que foi casado por 67 anos até a morte de sua esposa, aos 95 , mora em Medellín cercado por seus 6 filhos, 12 netos e 6 bisnetos .
Comentários
Postar um comentário