INFANTILIZAÇÃO E DESRESPEITO À AUTONOMIA NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
O artigo pode ser lido em https://www.blogger.com/bl og/post/
" .. as mudanças no perfil populacional refletem grandes preocupações não só em decorrência dos agravos de doenças crônicas, mas da interação da saúde física e mental, da independência financeira, capacidade funcional e suporte social.
O idoso merece atenção especial, pois o processo de envelhecer saudável implica cuidados de promoção, prevenção, educação, intervenção. Requer envolvimento e qualificação dos profissionais, com abordagem multiprofissional e interdisciplinar.
Nesse contexto, a enfermagem tem papel fundamental na assistência, na edu4 cação em saúde e formação de recursos humanos . Esse novo cenário nacional exige do Estado a formulação e implementação de políticas públicas que assistam essa população e, especialmente, de um sistema de saúde que esteja preparado para atender às especificidades dessa demanda. Para isso, precisará de profissionais que apreendam todas as dimensões do processo do envelhecimento, valorizando a autonomia do paciente no seu cuidado.
O respeito ao princípio da autonomia deve levar o profissional de saúde a considerar a capacidade de decisão do paciente, suas crenças e valores, possibilitando que este decida entre opções de cuidado a partir do claro entendimento das 5 implicações de cada uma "
Comentário do Blog: O conteúdo do artigo é universal: adequado para as famílias, os amigos, as visitas, aos comerciantes e tantos outros ambientes. O processo de envelhecimento deve ser entendido e aprendido desde a infância, tanto em família como na escola. É verdade que os professores precisam ser preparados para essa tarefa. Afinal, somos todos pertencentes a uma sociedade retrógrada e preconceituosa.
Comentários
Postar um comentário