Comentário do Blog: A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Trazendo esse conceito para a vida nossa de cada dia é ter bens e compromissos voltados para os nossos valores, princípios, metas, sonhos e objetivos de vida. Sem exageros.
Limpar nossos espaços nem sempre é fácil porque "as coisas que possuímos também nos possuem". O que compramos e / ou mantemos torna-se importante não apenas porque, para adquiri-lo ou mantê-lo, investimos dinheiro, mas também porque representa algo de valor pessoal. Basicamente, isso é o que torna tão difícil descartar certos objetivos ou limitar o que compramos:
- O relógio que não funciona mais, mas eu mantenho porque eu comprei com o meu primeiro salário.
- O vestido favorito da minha filha quando eu tinha 5 anos porque me lembra de quando ela era pequena.
- Ter uma despensa cheia, embora eu saiba que não poderei comer tudo, porque me dá paz de espírito saber que não há risco de passar fome.
Reconhecer que são nossas ideias e emoções sobre as coisas que nos fazem apegar-se a elas, nos permite aprender a selecionar melhor nossas posses. Não há nada de errado em manter o que nos lembra dos bons momentos ou dos nossos entes queridos, mas acumular cada um dos objetos que relacionamos a esses episódios ou às pessoas não os fará retornar. Quando queremos companhia, pode ser bom receber convidados em uma casa confortável e oferecer-lhes algo delicioso para comer, mas isso não significa que ter os produtos de supermercado mais caros ou a melhor decoração irá garantir que o tempo é de qualidade.
Inclinar-se para um estilo de vida minimalista tem vários benefícios, como fazer uso eficiente de nossos recursos; Normalmente, nos concentramos muito em economizar, mas ter um bom relacionamento com o dinheiro também significa saber como gastá-lo. Em casa, haverá mais ordem e o ambiente se sentirá menos estressante porque não há acumulação, estímulos de distração excessivos e até mesmo o risco de acidentes e / ou quedas serão reduzidos, pois os espaços ficarão mais abertos e claros. Tal amplitude e ordem também se refletem em nossa mente, nos libertando de demandas relativas a “o que deveria ser tido” para dar lugar ao que precisamos. Da mesma forma, podemos nos concentrar em viver e experimentar mais no presente. Finalmente, um impacto positivo no meio ambiente é gerado porque comprando menos,
Embora a aplicação do minimalismo seja mais evidente no mundo do material, ele também pode ser traduzido em nossa filosofia de vida: quantos pensamentos negativos nos apegamos diariamente porque acreditamos que eles nos protegerão ou nos manterão mais alertas? Quantas regras de vida nós resistimos? simplificar porque "é assim que agimos todas as nossas vidas", quantas emoções acumulamos ao longo dos anos, mas não podemos deixá-las ir? Fazer uma seleção melhor de nossas idéias e emoções é extremamente benéfico e pode ocorrer mais facilmente se começarmos analisando como estamos escolhendo o que ocupa nosso ambiente físico.
Em 07/08/2019 Fonte:www.qmayor.com/ Imagem: www.estudopratico.com.br/
Comentários
Postar um comentário