Aprendendo a viver com Nora Rónai
Nora Rónai é um exemplo de como viver a velhice. Atividades físicas e culturais, convivência com amigos e família fazem parte do seu cotidiano. Um bela história.
Se você é daquele tipo de pessoa que diz não poder mais fazer certas coisas por conta da sua idade, você precisa parar e refletir um pouco no quanto esse pensamento pode estar te impedindo de viver experiências incríveis por mera bobeira sua. Para provar que idade não é empecilho para viver a vida a todo gás e com muita diversão, nós vamos hoje te contar a história de Nora Tausz Rónai.
A história de Nora Rónai começa no Brasil em maio de 1941, quando, juntamente com sua família de italianos, ela veio para o Rio de Janeiro fugindo do Nazismo. Aqui, Nora estudou, o que não podia fazer em sua terra natal, se formou em arquitetura e se tornou professora.
Campeã de natação aos 90 anos - Porém, a sua grande paixão mesmo é a piscina. Atualmente já aposentada das salas de aula, Nora Rónai é agora atleta de natação. A senhora de 91 anos participa de competições na categoria Máster, onde é campeã e já bateu o recorde mundial no Torneio Mais Mais de Natação Máster nos 100 m borboleta e é dona de um recorde mundial no revezamento 4×100, conquistado na Suécia.
A atleta, que antes da natação praticava salto de plataforma, viaja o mundo para participar de competiçõese só parou de praticar o esporte pelo qual é apaixonada quando teve um câncer. Mas, voltou às piscinas logo após o fim do tratamento, que contou com uma cirurgia e medicamentos.
Nora comemorou seus 80 anos saltando de paraquedas - Nora não vê a idade com um obstáculo para nada. Ela faz o que sente vontade, e não o que, por convenção da sociedade, se acha que uma senhorinha deve ou pode fazer. Prova disso foi o presente que Nora pediu para comemorar seus 80 anos. Para celebrar a nova idade com grande estilo, a jovem senhora fez um salto de paraquedas em queda livre.
Nora Rónai conta sempre com o apoio da família, que se diz bastante orgulhosa das conquistas e feitos da mãe. Já quanto a sua energia, a atleta diz que não tem segredos, mas que sempre se alimentou muito bem e nunca foi de se entregar aos exageros culinários.
Com tanta história inspiradora para contar, Nora resolveu escrever um livro, a autobiografia “Memórias de um Lugar Chamado Onde”, descrevendo como foi sua infância na Europa e a vinda de sua família para o Brasil. Além disso, Nora também é autora de uma coletânea de contos infantis. Com toda essa energia que a atleta transborda, talvez cheguem novos livros sobre sua vida em breve.
Fonte: http://www.norteandovoce.com.br/regioes/ceara/conheca-a-historia-de-nora-ronai-atleta-de-91-anos/
Publicado em: 16 de jul de 2015
Comentários
Postar um comentário