No artigo anterior falamos dos legumes. Agora, o espaço é para as Hortaliças.
Atualmente observa-se um aumento na busca de melhoria da qualidade de vida traduzida em saúde e bem-estar, adquiridos por meio de dieta equilibrada e de exercícios físicos, que contribuem para a prevenção de doenças.
Neste contexto, estão inseridas as hortaliças que, devido ao alto teor de vitaminas, sais minerais e fibras, são importantes na alimentação, tanto de crianças quanto de adultos e idosos.Frequentemente, ao término de uma consulta é comum os profissionais de saúde recomendarem o consumo desse grupo de alimentos. Está provado cientificamente que o consumo regular de algumas hortaliças pode prevenir as doenças do coração, a diabetes senil, a osteoporose e o câncer.
A Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos oferece duas tabelas: uma com a Composição Nutricional das Hortaliças, incluindo leguminosas, e a outra com a Ingestão de Nutrientes recomendados por indivíduo. As duas tabelas podem ser baixada utilizando este endereço www.embrapa.br/documents/ Sugiro imprimir as duas tabelas.
Logo a seguir A Embrapa nos apresenta as Hortaliças PANC na capa de uma revista e dentro nos explica que "Hortaliças tradicionais e plantas alimentícias não convencionais (PANC) não fazem parte do sistema de cultivo comercial em escala, nem contam com uma cadeia produtiva organizada, uma condição que reforçou a dispersão de suas espécies, muitas das quais terminaram por desaparecer da mesa, da cultura e também das vistas de comunidades que mantinham o cultivo e o consumo de plantas como jacatupé, ora-pro-nóbis, taioba, mangarito, vinagreira, peixinho, chuchu-de-vento, entre muitas outras hortaliças classificadas como Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC). T
Nota: Embrapa na Internet
www.embrapa.br/hortalicas
www.embrapa.br/fale-conosco
hortalicas.imprensa@embrapa.b
Comentários
Postar um comentário