É urgente que trabalhemos na conscientização da importância da educação para mudar o paradigma do envelhecimento. Por isso passei a ser ativista do aprender a envelhecer.
Mais ainda, envolver todos nesse processo de aprendizado: Universidades, pais, educadores, jovens e todos os meios modernos, ou não, em que as informações circulem para que outros valores sejam construídos para a formação de um novo Paradigma onde a pessoa idosa viva com os mesmos Direitos e no exercício dos seus deveres cidadãos para manter-se inserido na complexidade deste mundo atual.
No mês de dezembro de 2017 fui surpreendida por um conjunto de contatos oriundos da equipe responsável pela página Dialogando como parte do Vivo Transforma, que assim é apresentada: "Esse é um espaço para discutirmos tudo o que acontece na rede. De conteúdos a privacidade. De relacionamentos on-line ao uso excessivo da Internet. Faça parte dessa conversa. Compartilhe suas experiências e conecte-se com a gente. Porque dialogar é a melhor forma de transformar para melhor o mundo."
Então, foi assim que recebi Ricardo, Dirceu, Samuel, Felipe e Oséias e o resultado foi publicado hoje e pode ser visto clicando na chamada, em azul, abaixo:as-experiencias-da-terceira-idade-no-mundo-digital
Parece-me oportuno dizer que o Blog Viva a Velhice é um trabalho realizado com responsabilidade e amor. Valores que me levaram a cursar uma especialização em Gerontologia, para que o conteúdo divulgado tenda a manter o viés da qualidade.
É bom lembrar o que é ativismo na visão filosófica: "fil qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa, freq. subordinando sua concepção de verdade e de valor ao sucesso ou pelo menos à possibilidade de êxito na ação." Agradeço a presença cúmplice, no vídeo, da minha amiga Heloisa Marques.
Sábias palavras,envelhecer com prazer e tranquilidade exige atitude...ė, sobretudo uma questão de escolha. E exemplos como o da Ju ajudam a gente a trilhar este caminho! Grata, Juraci!!!
ResponderExcluirJacqueline, fico muito feliz com tua presença neste Viva a Velhice. Mais ainda em saber que pessoas amigas estão me acompanhando nesta ousadia ativista.
ResponderExcluirUm grande e carinhoso abraço. Ju
Querida vizinha você realmente representa muito bem como se deve "viver" a velhice. Sempre disposta a aprender algo.
ResponderExcluirNa juventude temos a certeza de que quando chegar a velhice tudo estará resolvido. Na verdade é aí que começa o aprendizado pois tudo que sabemos servirá como base para aprender, aprender, aprender.
Bravíssimo, Rute. É bem por aí. Gosto de ver minhas amigas e vizinhas por aqui.
ResponderExcluirAgradecida pelo carinho. Abraço.
E vamos VIVER A VELHICE !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCom certeza. Abraço carinhoso.
ResponderExcluirJu, o seu olhar sobre a velhice e o seu ativismo são inspiradores. Tenho aprendido muito com sua caminhada pela estrada do envelhecer. Obrigada! E viva a velhice!
ResponderExcluirPs- adorei o vídeo
Vivamos a velhice, Claudia!!!! Fico muito feliz em ser tua colega e companheira na Especialização em Gerontologia. Na verdade aprendemos juntas neste pedaço do curso das nossas vidas. Abraço.
ResponderExcluirQuanto orgulho der algue m como vc nas nossas vidas... Obrigado por ser está pessoa cheia de luz, um exemplo de muitas coisas que só quem te conhece sabe. Uma mulher independente, resolvida, determinada, culta, inteligente e Cheia de animosidade. Sou tua fã minha prima. Continua nos passando tantas informações valiosas.
ResponderExcluirCatia a mais pura generosidade da tua parte. Muitíssimo agradecida e um grande e carinhoso abraço.
ResponderExcluirO uso da tecnologia faz parte de nosso dia a dia, seja profissional mente ou como distração.
ResponderExcluirFiquei muito feliz ao encontrar o site direcionado a nós, os mais velhos. Onde poderei trocar experiências e apreciar novas idéias.
Edna Marlene, seja bem vinda! No diálogo é que construímos conhecimento e amizade.
ResponderExcluirFiquei alegre e feliz com sua visita. Volte sempre. Grande abraço.
Oi Juraci,
ResponderExcluirEstive aqui nos comentários quando da publicação de Dea sobre Angela Lago, o que me inspirou na produção de um vídeo...
Hoje compartilho também meu interesse pela tecnologia que teve inicio em 2010 quando ganhei um computador usado de presente e daí comecei a descobrir os Blogs pelos quais sou apaixonada (Dea que o confirme) e depois da aposentadoria (final de 2012) pude me dedicar mais a aprendizagem e apos trabalhar como voluntária com idosos na Cruz Vermelha em BH, me inscrevi no Projeto Maioridade da UFMG onde estou desde 2014 e sempre incentivando outros idosos a aprenderem Informática/Internet, pois eu mesma tinha pouco interesse até descobrir que nesse mundo digital há um mar de opções para todos. Trabalhei como Psicoterapeuta no SUS e hoje continuo encantada por palavras, antes ouvindo as histórias e agora lendo cronicas/artigos/poesias, etc e alguns me inspirando na criação de power point e vídeos, alem de estar sempre compartilhando tudo que coleto através de meus emails, que elaboro com cuidado na apresentação, conteúdo ... muitos sobre nosso envelhecimento.
Estou sempre passando por aqui...
Afetuosamente,
Genoveva
Genoveva, fico feliz em ter sempre você por aqui.
ResponderExcluirO mais importante de tudo isso são as descobertas que fazemos para dar sentido a vida. Coisas que jamais tinham passado pelas nossas "criações mentais". Em caso de encontrares, por aqui, ou fora, motivações para as tuas criações sobre o tema envelhecimento, publicarei na Página Envelhecência a Ciência do Envelhecer e no Perfil no Facebook com muito prazer. Aqui no Blog no Facebook. Podes enviar para o e-mail jugutier70@gmail.com.
Grande abraço.
Adorei o vídeo minha querida! Que bom que existe pessoas como vc sempre disposta a inovar a buscar alternativas que nos leva a refletir e buscar respostas. Avante!!
ResponderExcluirRisomar, que alegria te ver no Viva a Velhice!
ResponderExcluirAgradecida por tuas palavras. Estamos juntas nessa caminhada.
Espero te encontrar muitas vezes por aqui.
Um carinhoso abraço.
Também sou uma longeva de 72 anos, administro um grupo no Face- ESTAÇÃO LONGEVIDADE ATIVA, venho debatendo sobre a importância de se educar para envelhecer na perspectiva de uma longevidade ativa.
ResponderExcluirBoa noite, Terezinha Augusta.
ResponderExcluirMuito alegre com tua visita. Já fui conhecer a Estação Longevidade Ativa. Mais um espaço de diálogo e de informações sobre o processo do envelhecer que é e deve ser normal e natural para todos. O aprendizado deve começar na infância para que possamos mudar valores.
Seja bem vinda, volte sempre pois estamos juntas nessa tarefa.
Grande abraço
Considero uma ativista do aprender envelhecer e para isso criei o grupo no Face ESTAÇÃO LONGEVIDADE ATIVA , faço pós-graduação em Gerontologia e estou escrevendo um livro Geropedagogia -Educar para Envelhecer . Tenho 74 anos com o mesmo vigor de um adulto maduro!
ResponderExcluirTerezinha, que maravilha! Estamos navegando nas mesmas águas.Com orgulho já faço parte do Estação Longevidade Ativa. Quando for a hora do lançamento do livro me avisa que divulgo em todas os espaços que me faço presente. Farei com muito prazer. Tua pós é na Unicap? Será que já nos conhecemos?
ResponderExcluirUma alegria receber tua visita no Viva a Velhice. Volta mais vezes. Grande abraço.