O Programa UniversIDADE, desenvolvido pela Unicamp, comemorou o Dia Internacional do Idoso, em 4 de outubro, com a realização do III Seminário sobre longevidade e qualidade de vida da Unicamp com o tema “Idoso, um novo personagem na sociedade atual”.
Comentário do Blog: A Unicamp está entre as instituições que começam a pensar e a ver o envelhecimento sob o ângulo de que "pertencemos ao mesmo planeta". Por esse motivo mencionei o Seminário como uma introdução a conversa de Alexandre Kalache e Marília Louvison no Panorama da TV Cultura. " Esses anos extra de vida são um privilégio sem precedentes. O que está acontecendo é de fato uma revolução a Revolução da Longevidade.“Revolução é o colapso da ordem social em favor de um novo sistema... A revolução da longevidade nos força a abandonar as noções existentes
de velhice e de aposentadoria. Essa construção social é simplesmente insustentável diante do incremento de 30 anos de vida.”
Ainda como introdução completo com mais um parágrafo do documento ENVELHECIMENTO ATIVO:Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade: "A expectativa de uma vida mais longa é uma conquistada civilização e representa grande potencial para o desenvolvimento humano geral. Com sua experiência coletiva e habilidades, a crescente população de homens e mulheres idosos é um recurso precioso para as famílias, as comunidades, a economia e a sociedade como um todo."
Se as gerações anteriores planejavam viver até os 60 anos, hoje há muita gente ativa aos 70. Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros é de 75,5 anos.
E para falar sobre os convidados Alexandre Kalache, especialista em envelhecimento e longevidade, e Marília Louvison, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP participaram do Panorama da TV Cultura do dia 23/08/2017.
https://youtu.be/Oq9QYcyvHVA
Fonte: http://longevidadeadunicamp.org.br/?p=2242
Comentários
Postar um comentário