O envelhecimento da população brasileira cria desafios para o poder público e o mercado de trabalho (Jornal Futura - 21/05/2015)
A transição demográfica encontra-se em diferentes fases ao redor do mundo. Em conjunto com a transição epidemiológica, resulta no principal fenômeno demográfico do século 20, conhecido como envelhecimento populacional.
Este fenômeno tem levado a uma reorganização do sistema de Saúde, pois essa população exige cuidados que são um desafio devido às doenças crônicas que apresentam, além do fato de que incorporam disfunções nos últimos anos de suas vidas.
Ao contrário do que se imagina comumente, o processo de envelhecimento populacional resulta do declí- nio da fecundidade e não do declínio da mortalidade. Uma população torna-se mais idosa à medida que aumenta a proporção de indivíduos idosos e diminui a proporção de indivíduos mais jovens, ou seja, para que uma determinada população envelheça, é necessário haver também uma menor taxa de fecundidade.
A transição demográfica originou-se na Europa e seu primeiro fenômeno foi a diminuição da fecundidade, observada na Revolução Industrial, fato este anterior ao aparecimento da pílula anticoncepcional. O aumento na expectativa de vida ocorreu de modo insidioso e lento e foi possível graças às melhores condições sociais e de saneamento, além do uso de antibióticos e de vacinas
A população brasileira está passando por um processo de envelhecimento acelerado. Para um país que até recentemente era jovem, esse envelhecimento surpreende toda uma nação despreparada para lidar com os idosos, ainda desatenta em relação a essa faixa etária e cheia de preconceitos. É preciso observar o que este trabalhador mais velho pode oferecer de melhor ao mercado, como experiência e a maturidade emocional.
Estudos mostram, inclusive, o crescimento do número de homens com mais de cinquenta anos que nem estão trabalhando e nem estão aposentados. Como o mercado pode reabsorver esses trabalhadores? Acompanhe na reportagem de Pablo de Moura. O envelhecimento da população brasileira cria desafios para o poder público e o mercado de trabalho (Jornal Futura - 21/05/2015)
Fonte: http://longevidade.ind.br/
Comentários
Postar um comentário