Hoje, 08 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Cuidado Paliativo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, "Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".
Comentário do Blog: Para compreendermos melhor os cuidados paliativos, abaixo está uma entrevista com a Diretora do Centro de terapia da Dor e Cuidados Paliativos LO TEDHALOs cuidados paliativos modernos estão organizados em graus de complexidade que se somam em um cuidado integral e ativo. Os cuidados paliativos gerais referem-se à abordagem do paciente a partir do diagnóstico de doença em progressão, atuando em todas as dimensões dos sintomas que vierem a se apresentar.
Cuidados paliativos específicos são requeridos ao paciente nas últimas semanas ou nos últimos seis meses de vida, no momento em que torna-se claro que o paciente encontra-se em estado progressivo de declínio. Todo o esforço é feito para que o mesmo permaneça autônomo, com preservação de seu autocuidado e próximo de seus entes queridos.
Os cuidados ao fim de vida referem-se, em geral, aos últimos dias ou últimas 72 horas de vida. O reconhecimento desta fase pode ser difícil mas é extremamente necessário para o planejamento do cuidado e preparo do paciente e sua família para perdas e óbito.
Mesmo após o óbito do paciente, a equipe de cuidados paliativos deve dar atenção ao processo de morte: como ocorreu, qual o grau de conforto e que impactos trouxe aos familiares e à própria equipe interdisciplinar. A assistência familiar pós-morte pode e deve ser iniciada com intervenções preventivas.
Centro de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos
O Centro de terapia da Dor e Cuidados Paliativos LO TEDHAL é uma entidade de natureza beneficente, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade e missão a assistência à saúde, particularmente, oferecer suporte físico, psicossocial e espiritual controlando a dor global e todo o sofrimento experimentado por enfermos com doenças avançadas e seus familiares, e sensibilizando a sociedade para uma morte em paz e sem sofrimento.
Atuamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em cuidados paliativos e terapia da dor, composta por médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico e voluntários treinados, visando um atendimento completo voltado às necessidades de pessoas em fase avançada de câncer, bem como seus familiares.
Todo ser humano tem o direito de viver sem dor, com conforto, cercado por seus entes queridos e ter dignidade. Lo Tedhal, em aramaico, significa "não tenha medo" e é isso que queremos dizer a você que está enfermo e a sua família. "Não tenham medo, estamos com vocês!"Fonte: www.lotedhal.com.br/
Comentários
Postar um comentário