Neste Dia Mundial do Coração, OMS reforça importância da alimentação saudável e da atividade física
Nesta quinta-feira (29), Dia Mundial do Coração, a OMS (Organização Mundial da Saúde) apoia eventos de conscientização em mais de 100 países para alertar sobre as doenças cardíacas, principal causa de mortes em todo o mundo. Cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem por enfermidades do coração a cada ano. No Brasil, o número chega a 300 mil.
.:Saiba como prevenir as doenças do coraçãoA OMS aproveita a data para ressaltar que 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros são passíveis de prevenção. A chave está em hábitos como alimentação saudável e prática de atividade física e no combate ao tabagismo.
O cardiologista Américo Tângari Junior, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, lembra que o controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol são primordiais para evitar infartos.
Além disso, o combate ao estresse tem papel significativo na prevenção. "A tensão constante leva à secreção do hormônio adrenalina, que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial", justifica. Por isso, cultivar o bom humor e não guardar mágoas são recomendações para quem quer manter o coração saudável.
O Brasil é um dos dez países com maior índice de morte por doenças cardiovasculares no mundo. Pelo menos 29,4% dos óbitos anuais no país são em decorrência de problemas cardíacos, segundo o Ministério da Saúde. Para conscientizar a população sobre a saúde do órgão, 29 de setembro celebra o Dia Mundial do Coração.
Assista um vídeo sobre prevenção
Comentários
Postar um comentário