15 de junho, Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa
VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS IDOSAS: UMA REALIDADE OCULTA
Comentário do Blog: O texto a seguir é de Nelson García Araneda e está contido no Caderno de Violência contra Pessoa Idosa - orientações gerais ."Vivemos em um mundo onde impera a violência, produto de uma crise geral, política, social e econômica que afeta todos os setores da vida social. Neste contexto está incluído um grande número de seres humanos pertencentes às camadas mais vulneráveis da população: crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, mulheres e pessoas idosas. Estes grupos são os que mais sofrem a violência social em suas múltiplas facetas.
Durante os últimos anos têm aumentado consideravelmente o grau de sensibilidade social pelo fenômeno da violência e o maltrato. No princípio, a atenção foi focada na violência à criança, depois na violência doméstica e recentemente tem despertado interesse o maltrato e negligência de que são vitimas as pessoas idosas. Este não é um fenômeno recente.
É importante que da comunidade cientifica aos profissionais da saúde haja cada vez mais atenção ao problema, envolvendo também os próprios idosos na conscientização do problema. Entretanto, para a maioria das pessoas há uma dificuldade de compreender a ocorrência do problema, porque consideram que é somente nas instituições que os idosos sofrem violência e lhes parece improvável que as mesmas possam ser maltratadas em suas próprias casas.
A violência contra pessoas idosas é uma violação aos direitos humanos e é uma das causas mais importantes de lesões, doenças, perda de produtividade, isolamento e desesperança. Os direitos, concomitantes com os deveres pessoais e sociais que temos, não são distintos nos ciclos de nossas vidas. A ênfase na proteção aos DIREITOS HUMANOS das pessoas idosas deve superar as desvantagens existentes e evitar que perpetuem as discriminações e as situações de inferioridade dadas socialmente e culturalmente aos idosos."
Fonte: https://fiapam.org/wp-content/uploads/2013/12/CADERNO-DE-VIOLENCIA.pdf
Comentários
Postar um comentário