ENTENDA COMO O SÓDIO AGE NO CORPO
Clic na imagem.
O corpo humano contém aproximadamente 0,15% de sal (em uma pessoa que pesa 50 kg, há 75 g de sal). Ele é um eletrólito que atua conduzindo eletricidade e mantém nossas células, músculos e sistema nervoso funcionando. Dessa forma, o sódio facilita essa transmissão de eletricidade no corpo humano.
Outro fator importante do seu consumo é que o sal de cozinha possui iodo adicionado em sua composição, fato que ajuda na prevenção de doenças causadas pela deficiência dessa substância, como o bócio, anomalias congênitas, surdo-mudez, retardo mental e aumento no volume da glândula da tireoide.
Por outro lado, o sal pode causar grandes problemas para a nossa saúde. O excesso de consumo de sal pode levar a uma retenção de líquidos no corpo, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e problemas renais.
A recomendação diária estabelecida pelo Ministério da Saúde para adultos é de cinco gramas por dia (equivalente a uma colher de chá rasa), o que equivale a aproximadamente dois gramas de sódio, a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, o consumo no Brasil é em média de 4,5 g por habitante de acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).
Dicas para reduzir o consumo de sal:
• Procure utilizar outros temperos, substituindo o sal por alho, ervas ou limão;
• Utilize um medidor quando precisar do sal, assim você saberá exatamente a quantidade de sal que está sendo colocado na comida;
• Evite alimentos industrializados, eles contêm grandes quantidades de sal. Preste atenção nos rótulos dos alimentos;
• Reduza gradativamente o uso de sal na sua alimentação; com o tempo, seu paladar irá se adaptar.
Fontes:
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/2982-sal-de-cozinha-usos-importancia-origem-salario-historia-fontes-mares-minas-tempero-alimentacao-reservas-gelo-congelada-estradas-corpo-humano-sodio-transmissao-eletricidade-dicas-reduzir-consumo.html
http://drauziovarella.com.br/infograficos/entenda-como-o-sodio-age-no-corpo/
Imgem: guiasaudavel.com
Comentários
Postar um comentário