"Alive Inside" ou Vida interior, música e memória - documentário
O pesquisador Petr Janata, da Universidade da Califórnia, monitorou a atividade cerebral de um grupo de voluntários enquanto ouviam música e concluiu que a região do cérebro associada à música também está associada às memórias mais vívidas de uma pessoa. A área do cérebro parece servir de centro que liga música conhecida, memórias e emoções.
O"Alive inside" tem o seguinte conteúdo: Dan Cohen é o fundador da organização, sem fins lucrativos, Música e Memória. O grupo luta para provar que a música tem capacidade de combater a perda de memória, trazendo identidade para pessoas depressivas ou com problemas de esquecimento. Este documentário mostra experiências de vários americanos que testemunharam a diferença que a música faz. Com depoimentos de especialistas, o filme traz essa forte conexão entre música e alma, uma cura que atinge onde os medicamentos normais não conseguem chegar.
Com a ajuda de um assistente social (Dan Cohen) e do famoso neurologista Oliver Sacks (autor do livro “Alucinações Musicais”), o diretor desse incrível documentário capta a transformação ocorrida em pacientes de um lar de idosos, que tem seus iPods carregados com músicas de suas juventudes.
A música estabelece pontes emocionais, desperta-nos, guia-nos, alivia-nos e eleva-nos. Não poderia, pois, ser mais adequado o palco deste encontro, em que os oradores convidados se propõem partilhar entre si e com o público a experiência de trabalho que acumulam sobre a demência, procurando assim acrescentar valor ao conhecimento colectivo que dela existe. De modo a que todos se sintam envolvidos e desafiados, a orientação da mesa redonda privilegiará a inclusão da assistência no debate de ideias.
[youtube]https://youtu.be/-SiP1yVSe5A[/youtube]
Fonte: http://docverdade.blogspot.com.br/search/label/%23FUNDAMENTAL#uds-search-results
Comentários
Postar um comentário