Em 2015, a ONU celebra o 25º Dia Internacional das Pessoas Idosas com o tema: “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”.
As doenças cardiovasculares são as mais frequentes nos idosos, sendo no homem o infarto do miocárdio, enquanto na mulher é o acidente vascular cerebral (AVC). A segunda causa de morte em ambos é o câncer, tanto no homem (próstata, colo retal e outros) como na mulher (de colo de útero e mama e outros).
Vale ressaltar que a atividade física regular é fundamental para o envelhecimento saudável, ajudando a prevenir doenças. Além disso, manter hábitos alimentares normais sem abusos comuns, como o de viver para comer e não o de comer para viver, também é importante.
Uma questão polêmica recente é a que discute se um idoso deve fazer dieta rigorosa para o colesterol, para a hipertensão arterial e para o diabete. Sem dúvida, cada caso deve ser visto individualmente. Além disso, a decisão de proibir ou trocar alimentos deve levar em conta o custo e benefício desse tratamento, a situação nutricional e a condição econômica do idoso.
Agora um ponto que merece atenção especial: os ditos especialistas em antienvelhecimento ou “anti-aging”. Ele não podem prometer que irão rejuvenescer as pessoas com os “tratamentos” que fazem uso dos tais hormônios bioidênticos. Eles sequer são considerados especialistas, pois a ciência séria, tanto no Brasil como no mundo, não lhes dá credibilidade científica. Pelo contrário, podem sofrer punições éticas pelo Conselho Federal de Medicina e pelos Conselhos Regionais de Medicina se forem denunciados pelos pacientes por praticarem essa medicina alternativa. Na dúvida, converse com seu médico de confiança ou contate o CRM de seu Estado, é simples, e a resposta será bem clara.
Se quisermos envelhecer bem, além de prevenir os riscos à saúde, vamos à luta pelos nossos direitos como a ONU recomenda.
Fonte: http://coisadevelho.com.br/onu-prega-ambiente-urbano-inclusivo-e-sustentavel-para-o-dia-dos-idosos/
Por Nabil Ghorayeb para Globo Esporte
Comentários
Postar um comentário