Amor pela vida é cuidar do coração Cartilha
Dos 11 Fatores de Risco acima apenas 3 não podem ser controlados! Prevenir as doenças cardiovasculares é fácil! Basta seguir as orientações e adotar hábitos de vida saudável.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indicam que as doenças cardiovasculares (DCVs) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de pessoas. O país, ainda segundo informações da SBC, registra mais de 300 mil mortes por ano decorrentes destas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas.
Por tudo isso, é muito importante que haja um dia para conscientizar e destacar os cuidados com o coração e alertar sobre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das DCVs. O Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, tem como tema este ano: “Amor pela vida é... Cuidar do seu coração!”.
Fatores de risco
Os fatores que contribuem para o desenvolvimento das DCVs podem ser chamados de fatores de risco modificáveis e fatores de risco não modificáveis. Entre os primeiros estão: tabagismo, colesterol alto, hipertensão arterial, inatividade física ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, diabetes e alimentação inadequada. Já os fatores não modificáveis são: hereditariedade, idade e gênero (masculino e feminino).
Ou seja, de uma lista de 11 fatores de risco, apenas três não podem ser controlados. Portanto, prevenir as doenças cardiovasculares é possível. Para isso é preciso adotar hábitos de vida saudáveis. Para orientar a população, a SBC listou alguns passos. Confira:
- Tenha uma alimentação saudável;
- Não fique parado, movimente-se;
- Livre-se do cigarro;
- Mantenha um peso saudável;
- Conheça seus números. Meça frequentemente pressão, glicemia e colesterol;
- Limite a ingestão de álcool.
(Com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia)
Fonte: http://www.riocomsaude.rj.gov.br/site/conteudo/Destaque.aspx?C=1027
Comentários
Postar um comentário