Entrevista com Márcia Tavares, autora do livro “Trabalho e Longevidade: como o novo regime demográfico vai mudar a gestão de pessoas e a organização o trabalho”.
Uma melhor convivência entre jovens e idosos no trabalho é o assunto principal no Em Conta desta sexta-feira (26). Na Entrevista de Valor, você fica sabendo que isto acontece porque, de um lado, as pessoas estão vivendo mais tempo, capacitadas além da aposentadoria, e do outro existem os jovens, com menor taxa de fecundidade e menor preparo e capacitação para entrar no trabalho. Por isso, a professora Márcia Tavares, autora do livro “Trabalho e Envelhecimento: como o novo regime demográfico vai mudar a questão de pessoas e a organização do trabalho", adverte:
“Se as pessoas mais idosas se aposentarem em massa, o que vai acontecer é que a gente vai ter um déficit enorme de mão de obra”.
A convidada de hoje, Márcia Tavares, que também é doutoranda de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), orienta, ainda, na Entrevista de Valor, que as empresas têm que abandonar a cultura antiga de incentivar a aposentadoria precoce, tem que saber administrar melhor seus funcionários das mais diferentes idades e, principalmente, aproveitar a capacitação do mais antigo para que seja repassada para os jovens inexperientes.
Comentários
Postar um comentário