Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2015

Entrevista com Márcia Tavares, autora do livro “Trabalho e Longevidade

Entrevista com Márcia Tavares, autora do livro “Trabalho e Longevidade: como o novo regime demográfico vai mudar a gestão de pessoas e a organização o trabalho”. Márcia é pesquisadora voltada para a gestão da força de trabalho dos idosos e inovações sociais e tecnológicas para o envelhecimento ativo e  Diretora do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Curadora do TEDxUFRJ - ‎Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil) - ILC BR Uma melhor convivência entre jovens e idosos no trabalho é o assunto principal no  Em Conta  desta sexta-feira (26). Na  Entrevista de Valor , você fica sabendo que isto acontece porque, de um lado, as pessoas estão vivendo mais tempo, capacitadas além da aposentadoria, e do outro existem os jovens, com menor taxa de fecundidade e menor preparo e capacitação para entrar no trabalho. Por isso,  a professora Márcia Tavares, autora do livro “Trabalho e Envelhecimento: como o novo regime demográfico vai mudar a questão

Envelhescência - documentário completo

Vale a pena assistir Dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, o longa metragem Envelhescência relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. Intercalado com comentários de especialistas (Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sergio Cortella) o filme sugere uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento em nossas vidas.

Conceitos e preconceitos

Para bem Viver a Velhice, necessário é que trilhemos os caminhos da informação e do conhecimento. Causam-me desconforto as terminologias utilizadas nas políticas públicas, na maioria dos estudos produzidos na academia, na mídia, no oportunismo do mercado e nos valores presentes na sociedade. Sei que para efeito legal, idoso é a denominação oficial de todos os indivíduos que tenham sessenta anos de idade ou mais. Este é o critério adotado para fins de censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Instituo Brasileiro de Pesquisa Aplicada (IPEA), utilizado também pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas políticas públicas que focam o envelhecimento. Velho, idoso e terceira idade são categorias que compõem as “construções sociais utilizadas para situar o indivíduo nas várias instituições da sociedade, em proveito da ordem social e do poder”.

Erótica é a alma em Viva a Velhice

Vamos juntos exercitar o envelhecimento. Retomando o Blog Viva a Velhice agora, com a mão na massa. Para um bom começo escolhi a nobreza de um texto de Adélia Prado. Outros textos serão buscados e aqui apresentados. Dos  escritores, poetas e cientistas compartilharei o conteúdo que, em acordo com meus valores, será um valioso contributo para o alcance do propósito deste blog que é o de bem Viver a Velhice. Começo com Adélia Prado com "Erótica é a Alma". "Todos vamos envelhecer... Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos. O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, ir
A boa notícia Agora, com a mão na massa. Para um bom começo escolhi a nobreza de um texto de Adélia Prado. Outros textos serão buscados e aqui apresentados. Dos  escritores, poetas e cientistas compartilharei o conteúdo que, em acordo com  minhas ideias, será um valioso contributo para o alcance do propósito deste blog que é o de bem Viver a Velhice. Então, vejamos agora Adélia Prado em "Erótica é a Alma".